Liderança: os 6 valores do líder transformador na área da saúde
top of page
Buscar

Liderança: os 6 valores do líder transformador na área da saúde

Atualizado: 9 de mai. de 2022

Você sabe o que é liderança e quais são os 6 valores do líder transformador?


Para começar, precisamos te contar que o líder é diferente do chefe: enquanto a liderança busca transformar pessoas e ajudá-las a chegar no objetivo final, a chefia os enxerga como recursos, sem sair de sua posição para ajudá-los na chegada do objetivo.


Um líder transformador tem seis valores que o difere dos chefes comuns. Contudo, antes de explicar quais são cada um deles, vale entender a diferença entre gestão e liderança, você sabe qual é? Continue a leitura para descobrir!



Gestão x Liderança: qual a diferença?


Para entender do que se trata cada uma delas é preciso entender que existem dois cenários empresariais: de liderança sem gestão e gestão sem liderança.


No primeiro caso as pessoas são engajadas, mas não garantem bons resultados. Isso acaba ocasionando uma falta de execução nos processos e atividades do cotidiano. Já no segundo cenário (gestão sem liderança), o trabalho se torna maçante, fazendo com que o ambiente empresarial se torne cansativo, com colaboradores sem propósito.

Como consequência, se os colaboradores não têm algo pelo qual trabalhar ou se orgulhar, a cultura organizacional na sua instituição fica ameaçada. Tendo isso em vista, como você resolveria essa situação?


Ao analisar as alternativas, podemos concluir que a gestão tem de estar alinhada com a liderança, possibilitando que as duas convivam lado a lado e façam parte do imaginário empresarial. E com isso em vista, fica fácil classificar o papel do Líder e Gestor na área da saúde: Líder

  • Preza pela evolução e desenvolvimento das pessoas a seu redor;

  • Busca engajar os colaboradores e trazer o melhor deles;

  • Transforma o ambiente de trabalho e a sociedade em um lugar melhor.


Gestor

  • Foca-se em metas, prazos e resultados;

  • Tem uma execução forte e rotinas bem definidas.

Para os dois, a busca pelo equilíbrio se torna contínua. Nesse sentido, é vital que existam valores para diferenciar os líderes ou gestores transformadores dos chefes tradicionais. Sabe quais são?


Os 6 valores do líder transformador


Uma vez que aprendemos as diferenças entre gestão e liderança, agora pode ser colocado em pauta os valores do líder transformador.

Vale relembrar também que o valor é algo pelo qual você não pode abrir mão, ou seja, que faz parte da sua essência ou mesmo da essência do seu negócio. E quanto aos seis valores transformadores, são eles:


  • Sonho Grande;

  • Legado;

  • Execução;

  • Conhecimento;

  • Protagonismo; e

  • Integridade.


1 - Sonho grande:


Esse valor exige um objetivo e ambição de longo prazo, para te desafiar a fazer mais e melhor. No geral o sonho grande tem duas etapas:


  • Autoconhecimento e

  • Objetivos.


A etapa do autoconhecimento, por exemplo, irá colaborar para evolução pessoal dos líderes e colaboradores. É preciso ter em mente que o processo de se conhecer é longo, assim como a busca em melhorar o ambiente que te rodeia. E para esse fim (de autoconhecer-se), algumas ferramentas podem ser utilizadas, como: Janela de Johari, Mandala Ikigai, Roda da Vida, entre outras.


Janela de Johari: composta por quatro quadros, cada um deles irá representar aspectos que são reconhecidos por si mesmo e pelos outros, ou por nenhum deles. Trata-se de uma ferramenta voltada para o autoconhecimento através de feedbacks, comumente utilizada tanto no trabalho, em uma dinâmica, como em casa, com os familiares.


O líder que possui o valor "sonho grande" poderá utilizar a Janela de Johari para melhorar a percepção dos colaboradores sobre si mesmos, os desenvolvendo na unidade de saúde a partir dos feedbacks.


Mas uma outra ideia poderia ser voltada ao preenchimento da Mandala Ikigai, na qual são definidos vários tópicos para colocar em evidência seus propósitos, paixões e o que faz de melhor no mundo.


Depois da fase de autoconhecimento e aplicação de ferramentas específicas, chega a hora de traçar os objetivos. Para isso novos métodos e modelos podem ser adotados, como o Modelo GROW ou a dinâmica das memórias que te definem (self define memories).


Enquanto o GROW irá elencar objetivos (goals), metas realistas (R), opções, oportunidades (O) e possibilidades para o seu futuro (W), a dinâmica das memórias te ajuda a chegar no sonho grande. Juntando as etapas de autoconhecimento + objetivos = temos o sonho grande. O líder transformador sonha grande, mas e você?


Para traçar este sonho é válido pensar em suas melhores memórias, vontades e desejos que tem. Pense também em quais delas te definem, para elencar o que almeja nos próximos anos e defina quais são os próximos passos no mapa de objetivos pessoais (aqueles que te levarão ao sonho grande). O líder transformador sonha grande e você?


2 - Legado:


Toda ação que fazemos deixa um impacto em algo ou alguém. O líder deve se esforçar para que esse impacto seja positivo! Por isso é importante parar por um momento e refletir em qual legado estará deixando às pessoas que conhece, sua família, cidade, ou mesmo o mundo.


3 - Execução:


Não adianta ter um sonho grande e não colocar a mão na massa. É preciso priorizar seu impacto e tirar do papel! Nesse sentido, duas ferramentas podem auxiliar para criação dos seus planos de ação e produtividade pessoal: Ciclo PDCA e Estado de Flow.


  • Ciclo PDCA - refere-se a um ciclo de melhoria contínua com 4 etapas: planejamento, execução, verificação e ação;

  • Estado de Flow - trata-se de um quadro com 8 sentimentos que te representa. Ele mostra a relação entre desafios e habilidades.



4 - Conhecimento aplicado:


Seja na sua unidade de saúde ou em outro negócio, fazer benchmark é importante. Somente assim podemos comparar seu trabalho com quem faz o mesmo, além de aprender com quem faz bem e melhorar depois dos erros.


Portanto, é imprescindível focar no conhecimento. E nossa dica para quem procura por treinamentos de melhoria contínua na área na saúde é que realize cursos voltados para metodologia Lean Six Sigma, nível Green Belt.


5 - Protagonismo:


Valor voltado para responsabilidade, tanto da sua vida como carreira. Você precisa acreditar que tem a capacidade de mudar uma situação e tomar as rédeas em momentos de conflitos, problemas, ou eventos atípicos. Boas ferramentas para a solução de problemas são o diagrama de ishikawa e de pareto, por exemplo.



6 - Integridade:


Todos os valores anteriores te ajudam a chegar na liderança transformadora, mas o que te mantém nesse patamar é a integridade, por isso nos referimos a ela como um valor que te dará perenidade.


Junto com a integridade, é importante saber que a liderança pode ser situacional e o modo de agir tende a variar de acordo com o cenário em que você atua no momento. Exemplo:



Dica


Para você que tem o desejo de ser um(a) líder transformador(a), vamos juntos!

A Equipe Dorsal está preparada para desenvolver líderes e colaboradores na área da saúde. Se você busca o desenvolvimento e a evolução profissional, inscreva-se já em nosso Curso Online de Gestão Para Enfermeiros!


Separamos um trecho da primeira aula para você:



374 visualizações0 comentário
bottom of page