Buscar

Cultura Organizacional: dos valores à retenção de talentos

Imagine que você ficou encarregado de ensinar a cultura organizacional da empresa para os novos colaboradores. E agora, o que irá fazer?


Quando falamos em cultura é comum pensar nos padrões de comportamento, nas crenças, manifestações intelectuais ou artísticas transmitidas coletivamente, que são típicas de uma sociedade. Essa, inclusive, é uma das definições do Dicionário Aurélio para a palavra "cultura" e com ela em mente fica fácil entender o propósito da cultura organizacional.


Em poucas palavras, trata-se de um termo que engloba a missão, visão e valores de uma empresa. A partir deles serão traçados os tipos de comportamentos esperados dos colaboradores, construindo aos poucos o DNA da empresa - também conhecido como "fit cultural".


Se você ainda não sabe como está o fit cultural da sua unidade de saúde ou ainda, busca entender como estabelecê-lo sem que novos colaboradores percam sua essência e objetivos pessoais, continue a leitura!



Por onde começar? O Beabá da Cultura


A cultura organizacional não é uma pílula que se consome e aprende rapidamente, muito menos uma fórmula que pode ser consultada e usada por qualquer pessoa. Para construi-la é preciso considerar os objetivos de curto e longo prazo do seu negócio.


Sendo assim, antes de pensar no fit cultural ou na atração e retenção de talentos, devemos voltar para o planejamento estratégico. O ponto de partida para construção de uma cultura organizacional de excelência pode vir a ter início na elaboração do mapa estratégico, por exemplo.


O mapa em questão é composto por cinco tópicos: objetivos estratégicos; financeiros; clientes e mercado; processos; e aprendizado. Mas antes de preenchê-los é importante delimitar qual é o propósito, missão, visão e valores da sua unidade de saúde.

Certas perguntas podem te ajudar na definição desses quatro itens:


1 - Propósito

  • O que irão fazer para melhorar o mundo?

  • O que irão fazer para serem os melhores do seu nicho?

2 - Missão

  • Vocês vão ao trabalho todo o dia para ________ ?

3 - Visão

  • Daqui a cinco anos, seremos...

4 - Valores

  • Do que vocês não abrem mão?


Os valores têm um papel fundamental na cultura organizacional, então pense bem em quais serão os seus. No Hospital UCLA Medical Center, por exemplo, os valores são integridade, trabalho em equipe, respeito, compaixão, excelência e descoberta.


Depois de defini-los, está liberado partir para os objetivos estratégicos, cenário financeiro, seus clientes e demais tópicos do mapa estratégico. Na imagem a seguir separamos 5 passos para elaborá-lo:



É bom ter em vista que o Modelo de Negócio Canvas e o Canvas da Proposta de Valor são ferramentas complementares ao mapa estratégico. Quanto mais informações você tiver sobre a unidade de saúde, melhor será para o RH e Gestores difundirem a cultura no local.



Ao final, a cultura organizacional será consequência da execução, planejamento estratégico e alinhamento organizacional. Para que prospere, o fit cultural terá de ser planejado de acordo com os valores e objetivos da empresa - então já fica a dica para estabelecer boas etapas na sua Gestão de Pessoas!


Papel dos Líderes e Equipe no fit cultural


Cabe aos gestores repassar os comportamentos esperados pelos colaboradores na sua unidade de saúde. O fit cultural irá englobar cada um deles e deverá ser elaborado antes do processo de onboarding, ou seja, antes da integração e recepção de talentos na empresa.

Depois, para saber se os colaboradores atendem ou não ao fit cultural, basta analisar a taxa de rotatividade do seu trabalho - também conhecida como índice de turnover.


Caso esteja muito alta, já é um indício que há problemas na cultura empresarial, o que pode ser consequência de uma gestão, liderança ou processos falhos. Para esse caso, considere reavaliar seu planejamento estratégico, assim como a execução do mesmo.

Como evitar falhas na cultura organizacional?


Uma boa comunicação é o primeiro passo.


Para evitar falhas é essencial que tenha uma comunicação aberta com os colaboradores. Não se trata de conversas em excesso, mas sim pontuais, voltadas para coleta de feedbacks e para entender quais ideias têm para o ambiente de trabalho. Basta definir uma periodicidade para coleta dos feedbacks, planejando também reuniões de brainstorming e incentivos para engajar a equipe nesse momento especial.

Um ótimo segundo passo seria ressaltar a missão, visão e valores do seu trabalho! Para que o planejamento estratégico seja executado com excelência, deixe a vista não somente os resultados do mês, como também a missão, visão e valores da sua unidade de saúde. A criação de um mural pode ser interessante para esse fim, de relembrar a cultura empresarial.


E o que mais?


Você quem define o que prefere, não tem regra! Só devemos lembrar que os planos de ação somente não são bastantes, sendo necessário que haja execução também. Sendo assim, para o começo brainstormings são uma ótima opção, pois irão engajar as pessoas e estabelecer rituais com a equipe.


Ao falar em equipe, devemos lembrar que a atração e retenção de talento é importante para evitar falhas de alinhamento cultural. É preciso atrair e contratar talentos que atendam o fit cultural e comportamentos esperados da empresa, para depois pensar em como manter esses talentos no trabalho.

Após acertar esses passos, você poderá realizar ações como candidatar sua unidade de saúde no Great Place To Work, elaborar planos de desenvolvimento para colaboradores, pesquisas sobre o clima organizacional, etc.


Insights para construir uma cultura de excelência na área da saúde


Para construir uma cultura de excelência é preciso:

  • Executar seu planejamento estratégico e tirá-lo do papel;

  • Conferir sua missão, visão e valores mensalmente;

  • Trabalhar o fit cultural de acordo com os valores da empresa;

  • Manter uma boa comunicação com os colaboradores;

  • Engajar sua equipe com rituais periódicos e incentivos.


Agora, se você está com problemas na execução do Planejamento Estratégico, será difícil pensar nos demais pontos. Caso esteja com falhas na gestão também será.


#Dica: Nós, da Equipe Dorsal, podemos te ajudar com esses problemas. Temos uma equipe preparada para atuar no fronte da sua unidade de saúde, tanto na parte de Gestão (Financeira, da Qualidade e de Processos), como na execução e entrega de resultados. Nosso e-mail é contato@gestadorsal.com! Envie uma mensagem pra gente que te contamos como evoluir juntos!

80 visualizações0 comentário